468x60 Ads

domingo, 23 de dezembro de 2012

Análise - Hitman Absolution - Xbox 360,Ps3 e PC



Hitman Absolution é a grande continuação da saga do mítico agente 47, um jogo stealth onde você deve fazer os objetivos silenciosamente, principalmente os assassinatos. Eu esperava ansiosamente o lançamento do game desde que joguei o seu antecedente Hitman Blood Money, pela maneira como se cumpre o objetivo das missões, que é muito variado, mas confesso que eu tinha medo que Absolution me decepcionasse, mas pelo contrario, a continuação conseguiu melhorar e manteve a forma de jogar o game.
A história do game acaba tomando um rumo muito diferente, o Agente 47 abandona a agência para qual trabalhava e agora é procurado tanto pela policia como pela agência. Após descobrir algumas coisas (que não vou contar) ele promete a Diana que vai salvar uma menina das mãos da agencia que também possui grandes habilidades (até maiores que do próprio agente 47) que ainda não foram desenvolvidas, ele demonstra que não quer que a menina passe pelo o que ele passou, ele deseja salvar a menina para que ela venha ter uma vida normal e que não seja como ele, um cara de vida amarga e sem sentido, um pessoa que não possui sentimentos. A surpresa do jogo é o fato do agente 47 demonstrar uma preocupação com uma pessoa, ele se preocupa com ela e vai usar suas habilidades para salvar a garota, algo que ele nunca fez por nenhuma outra pessoa, isso mostra um desenvolvimento dos sentimentos do cara que não sentia nem tristeza e nem alegria, era como um robô. A motivação para o jogador neste game é muito maior, agora você não é mais um assassino de aluguel, e sim vai cumprir os objetivos pelo bem de outra pessoa.
A jogabilidade embora seja ampla é muito simples, com um certo tempo você vai adquirir as habilidades para poder cumprir qualquer objetivo, mas é claro que você vai ter que fazer as coisas com calma, pensar em cada passo dos personagens da tela antes de cumprir o objetivo. Haverá muitas maneiras de cumprir as missões, interagindo com os objetos do cenário, usando armas, seringas e até fazer parecer que a morte foi acidental. Um sistema de cobertura foi implantado no game, o que faz muita falta em um jogo de stealth. O sistema de camuflagem foi melhorado, por exemplo, se você pega a roupa de um policial haverá um nível de desconfiança entre os outros policiais, mas perto de um engenheiro por exemplo nenhuma desconfiança acontecerá. Cada roupa vai te dar acesso a alguns cômodos diferentes do cenário, isso será usado como estratégia do jogador.
O agente 47 agora tem um habilidade de instinto muito parecida com a visão de aguia do Ézio em Assassins Creed, assim você pode saber onde está cada pessoa do cenário. Outra habilidade do instinto é quando você está em desconfiança, por exemplo você está com a roupa de faxineiro e passa muito perto de outro faxineiro e ele começa a desconfiar de você, por um momento você vai poder usar o entinto para dar uma disfarçada e sair de perto do faxineiro. Claro que será muito importante esconder o corpo das pessoas que você matou ou desmaiou em lixeiras ou baús, se o jogador deixar um corpo no cenário, por mais que ele não seja encontrado por algum personagem, o jogador perderá pontos, que são acumulados até o fim da fase para te dar um nível de jogador, por exemplo: Amador, Assassino, Expert e etc. Matar um inocente vai fazer o jogador perder muitos pontos, então é sempre melhor desmaia-los. Outra maneira de acumular mais pontos em uma fase é não ser descoberto, não deixar ninguém desconfiar de você, e encontrar todos objetos e armas que contém em uma fase. Tem momentos do jogo que até da pra sair matando (confesso que em algumas fases fui abrigado a fazer isso) mas seus pontos serão diminuídos gradativamente, então o essencial é fazer tudo silenciosamente. Se caso o jogador for descoberto por apenas um personagem, o ideal é esperar ele mirar a arma e chegar perto de você e simplismente aperte o comando que aparece na tela para virar o jogo e render o inimigo, assim você pode desmaia-lo e esconder seu corpo ao invés de por tudo a perder. Outro ponto forte é a grande variedade de armas no games como  metralhadoras, snipers, pistolas, Magnuns, Escopetas e as famosas pistolas com silenciadores do Agente 47.
Os gráficos são muito bons, cenários bem bonitos que te dão uma grande sensação de vida, mas em cutscines haverá geralmente uma queda de quadros e a movimentação dos personagens parecem meio robóticas, mas nada que tire a beleza do game. Já a movimentação do Agente 47 no gameplay foi muito melhorada, suas roupas ganharam um detalhe muito grande que chegam até a balançar a gravata e outros objetos. Os sons são muito bons, as músicas cabem bem para cada situação e cada cutscines, mas a dublagem e as falas as vezes parecem um pouco estranhas. O sistema de checkpoints é diferente de seus antecessores, ao invés de salvar na hora que você quiser, haverá alguns locais com um save point para serem usados. O jogo é tão bom que 20 capítulos se tornam muito poucos, o que da aquele gosto de "quero mais", mas a complexidade das fases é muito grande, a maneira de como você pode praticar os objetivos são grandes, como eu já disse no começo do texto, o jogador terá varias maneiras de jogar, vários caminhos diferentes que podem ser percorridos pelo cenário, então é claro que é um jogo que você pode jogar de novo, aumentar a dificuldade e ter experiências diferentes de jogo cumprindo os objetivos de maneiras diferentes. outro modo de jogo é o Contracts onde o jogador pode modificar os objetivos do cenário, modificar as formas de matar e distribuir eles online para outros jogadores jogarem, e jogar as fases criadas por outros jogadores.
É impossível jogar e não ter a sensação de estar assistindo um filme americano, cenas marcantes e diálogos embora as vezes fracos, mas marcantes.
 O que me desapontou é de ter que jogar o game em inglês, pois já estou ficando mal acostumado com o fato dos grandes games estarem vindo com legendas e até dublagens em português.
Minha opinião é que o game é fantástico, eu o colocaria como o melhor do ano fácil, mas ainda não joguei todos grandes títulos do ano então seria cedo para dizer isso, mas o fato do game ser diferente, divertido e viciante já o coloca para mim como uns dos grandes games do ano de 2012, por isso indico que joguem esse fantástico e diferenciado game.




Nenhum comentário:

Postar um comentário