468x60 Ads

domingo, 16 de junho de 2013

Metal Gear Solid 3 HD Collection

Infelizmente na época em que eu tive um Ps1 não joguei Metal Gear Solid, conheci através do meu primo mas não me interessei muito pelo jogo na época. Já nos tempos de Play 2 através do mesmo primo conheci metal Gear Solid 2 e 3 e me interessei mais pelo terceiro e na época eu só tinha um Xbox (primeira versão, antes do 360) e não encontrei o terceiro para comprar apenas o segundo, como o Metal 2 não tinha me chamado muito a atenção acabei não comprando. Depois de um tempo cheguei a ter por mais ou menos 1 mês um Play 2 mas acabou que não deu tempo de jogar o game, não só esse mas outros títulos bons como God of War 1 e 2 também. Hoje não posso jogar Metal gear 4, infelizmente não tenho um Play 3 (pretendo ter futuramente), mas acabei virando um fã da série só de jogar primeiramente o Metal Gear 3 através do HD Collection que trás para a minha felicidade Metal Gear Solid 2/3/Peace Walker em alta definição para Play 3 e Xbox 360 (Temos também uma versão para PSVita com gráficos melhores mas sem Peace Walker). Mesmo tendo começado pelo terceiro jogo da série não fiquei muito perdido pois cronologicamente ele é o começo da saga Metal Gear.
Os fãs da série puderam primeiramente encarnar  na pele do lendário soldado do século XX Big Boss, lembrando que o jogo vai retratar como ele recebeu esse título e só no fim do jogo será chamado assim. Chamado em suas missões pelo codinome Naked Snake ele é enviado pela CIA (através da agencia que ele trabalha chamada de FOX)  em uma missão batizada de Virtuous Mission na Rússia para resgatar o cientista Sokolov que está sendo forçado a fabricar até então a maior arma nuclear da época, chamada de Shagohod, que seria capaz de colocar EUA e outros países pelo ares. Já no fim da missão ele reencontra sua antiga mentora The Boss, que até então era uma heroína do EUA e descobre que ela se juntou ao grupo terrorista GRU. A missão acaba saindo do controle e tudo da errado, Snake não consegue resgatar Sokolov, (que é capturado por um grupo terrorista da Rússia chamada de GRU), é atirado a rio abaixo pela The Boss ficando totalmente ferido e ainda presencia  um míssil portátil (que foi roubado do Estados Unidos pela The Boss) ser lançado pela GRU sobre um laboratório de pesquisas de propriedade da Rússia. Snake é resgatado mas nessa confusão toda fica meio que culpado por tudo que aconteceu, a Rússia desconfia que o EUA praticou o ataque, e para não iniciar uma guerra pede ao EUA uma prova de que não tem nada haver com a situação e pede a cabeça da The Boss, que antes era a grande heroína do país virou uma grande ameaça. Snake é enviado novamente com a missão de resgatar Sokolov e com o principal objetivo de matar a sua antiga mentora The Boss em uma nova missão batizada de Operation Snake Eater.
 Bom, até aqui tentei fazer um pequeno resumo da história sem dar spoiler, tenho certeza de que se você não zerou este game, ao zerar vai se surpreender com o final. A série Metal Gear em todos seus títulos conta com enredos totalmente bem pensados e detalhistas, sabe aquele tipo de filme que se tem de prestar atenção a cada conversa, a cada gesto ou ação? Então, Metal Gear é assim. Confesso que é difícil encontrar games com enredo tão profundos, me atrevo a dizer que o Metal Gear Solid 3 foi o game de enredo mais profundo que já joguei, a história pode não ser a melhor mas em termos de profundidade é o melhor sem duvidas. Mesmo sendo tudo ficção, muitas coisas retratadas são praticamente reais em nossa realidade como o ciclo interminável da guerra, interesses políticos, sentimentos do ser humano e etc. Um fato interessante do enredo é que o game mostra que na guerra cada um serve ao seu país e seus determinados interesses, não temos um inimigo, o ser humano é o seu próprio inimigo e o soldado só deve acatar ordens independente do objetivo e interesse de seu país.
 A jogabilidade pode não ser tão simples no inicio do game, ainda mais pra quem está acostumado com a jogabilidade padrão da atual geração, Metal Gear conta com um estilo próprio, mas depois de um tempo é possível dominar facilmente todos comandos. O jogo é de espionagem tática, você deve fazer tudo em Stealth, se infiltrar em áreas inimigas sem que ninguém veja. Sei que em alguns momentos é difícil não ser descoberto, o aconselhável é fugir e esperar os soldados saírem do modo alerta, sair  matando todo mundo não é recomendável embora em algumas partes não seja tão impossível. Não só o enredo é profundo mas a jogabilidade também é bem profunda dando ao jogador varias formas de jogar. É possível se abaixar e se locomover totalmente estirado no chão, dar socos e chute, usar a tática de luta CQC (uma forma de combate corpo a corpo muito efetiva que foi desenvolvida por The Boss e Snake) que te da opções como jogar o inimigo no chão, faze-lo desmaiar, faze-lo refém com a faca ou até mata-lo torcendo seu pescoço. A pistola com silenciador é muito efetiva para atingir inimigos a distância, ou faze-los dormir também a distância com a pistola com dardos tranquilizantes. Ao decorrer decorrer do jogo é possível adquirir metralhadoras de assalto, Sniper e uma mini shotgun. Para mirar com a arma é preciso apertar o modo da visão de terceira pessoa e segurar o botão de atirar. Vários tipos de objetos podem ser usados para passar pelos inimigos como por exemplo granadas, visão térmica, rastreador, objetos para distrair o inimigo e etc. A camuflagem também é importantíssima para cada tipo de área que o jogador estiver, por exemplo a camuflagem verde é boa para ser usada no matagal, a preta em áreas escuras e assim  por diante.

 Na missão o jogador tem de manter Snake vivo, caçando  animais para comer e tratando de suas feridas. é possível caçar animais como cobra, aves, peixes, ratos e outros alimentos como por exemplo ração militar, frutas e plantas. Dando de comer a Snake ele vai manter o indicador de energia sempre cheio, quando estiver se esvaziando ele vai demorar mais para recuperar o indicador de vida, a jogabilidade acaba sendo prejudicada como a mira, a velocidade e a distancia para usar o combate CQC. Não deixe o indicador se esvaziar completamente pois assim Snake não vai conseguir nem se locomover, por isso é essencial  caçar comida ao decorrer do jogo, mas lembre que com o tempo os animais que o jogador caçar podem ficar infectados e se ingeridos por Snake causam infecção que será preciso ser tratado com medicamentos. Há vários tipos de remédios, e também é preciso usar vendas, desinfectantes e soros para cortes, tiros sofridos e fraturas, tudo isso no menu de Start.

Os gráficos eram muito bonitos e bem modelados para a época do Ps2, a cenas eram muito detalhadas, o único  problema era a movimentação que acabava sendo um pouco arcade se comparada com Splinter Cell. A câmera padrão do game que seguia as dos seus antecessores acabava dificultando muito mais neste game pois seu cenário era maior e mais amplo o que obrigava a ficar usando a visão de terceira pessoa a todo momento. Mas para a minha alegria e a de muitos a versão Subsistence lançada para Ps2 com algumas melhorias incluindo a visão 1° pessoa veio junto a versão HD collection.
O som do jogo é muito bom, principalmente dos animais na floresta, o barulho do matagal, os passos e os tiros são bem feitos, em pistolas os tiros acabam tendo um barulho mais real, já nas metralhadoras eu acho que podiam ser um pouco mais realistas. Os diálogos são bem feitos, a dublagem em inglês é muito boa principalmente a vós do Naked Snake. O decorrer do game é muito bom, mantendo algo sempre a ser descoberto, a duração comigo foi de 21 horas, acho que conta muito também pelo jogo ter cenas e diálogos bem longos. Algumas pessoas pessoas podem achar cansativos, ainda mais pra quem só quer jogar, mas jogar esse jogo sem entender nada é perca de tempo, e garanto que quando o jogador entrar no mundo de Metal Gear nada vai parecer cansativo mas sim muito divertido como um filme e um jogo ao mesmo tempo.
Recomendo pra quem não teve a oportunidade de jogar comprar a versão HD e jogar, o jogo é muito bom, enredo e jogabilidade bem profundas, viciante e bem diferente dos jogos tidos como padrão de hoje em dia, sem duvida está entre os melhores jogos que já joguei, será lembrado sempre no topo com os melhores. Ainda pretendo zerar o 2 e o Peace Walker e em breve trazer análise para o blog, o 1 de PSone pretendo zerar em um emulador e o 4 só quando tiver um play3 mesmo, e o 5 vem por ai, espero que mantenha o nível de enredo e melhore ainda mais a jogabilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário